Uma acolhedora e afetuosa comunidade de fé
Igreja

 

O capítulo 21 do Evangelho de João é um epílogo que narra uma manifestação do Cristo ressuscitado como referência para a vida e missão da Igreja. É um texto de grande profundidade teológico-missionária, particularmente no trecho que se estende dos versículos 1 a 14. Retoma-se aqui o tema da pesca como símbolo evangélico maior da missão. Enfoco o versículo 11 que narra como, após a pesca abundante que resultou da obediência à palavra de Cristo, Pedro trouxe à praia o pescado. Conquanto a rede contivesse 153 grandes peixes, ela não se rompeu. Jerônimo, conhecido pela grande obra de tradução da Bíblia para o latim, informa-nos que, na época do Novo Testamento, os naturalistas de então contabilizavam 153 tipos diferentes de peixes na natureza. Assim, quando o Evangelho afirma que a rede apostólica, mediante a submissão a Cristo, alcança esse número de peixes, pretende-se afirmar que a missão deve alcançar todos os tipos de pessoas, sem nenhuma exceção. Mas apesar do sucesso da pesca, se a rede se rompesse antes de chegar à praia todo o trabalho teria sido em vão. Por isso, o não rompimento da rede é fundamental para o sucesso da pesca. Interessante que, para falar disto, o evangelista tenha utilizado um verbo grego que, além de significar rompimento, deu origem em nossa língua ao verbo cismar.  Cisma significa rompimento, e é uma palavra utilizada, frequentemente, para referir-se às divisões de igrejas. Se há cisma na rede, os peixes se vão e a pesca fracassa. Do mesmo modo, se houver cisma na igreja, a missão não poderá ser concluída. A unidade é, portanto, elemento fundamental à missão da Igreja de Cristo. Mas, além de rompimento ou divisão, a palavra cisma também significa em nossa língua suspeita, desconfiança, inquietação, preocupação. Nesse sentido, quem fica cismado com o outro também não é capaz de experimentar plena comunhão e, por isso, vale dizer que Igreja “cismada” não cumpre a Missão. Assim, deixemos de lado toda e qualquer cisma para com nossos irmãos e irmãs na fé cristã, para que a unidade do Corpo de Cristo prevaleça. Caso contrário, nossos esforços missionários estarão comprometidos. Façamos isso em obediência à palavra do Cristo ressuscitado, em prol da integridade do seu Corpo. Sem cismas, em prol do Reino de Deus.

 

Com “fraternura”,

          Rev. Marcos R. Lima

R. da Bahia, 2066 - Lourdes
Belo Horizonte - MG
(31) 3275-2283 / (31) 92002-2870
desenvolvido por SITEFOX