As regras dos jogos e as disciplinas espirituais
(A propósito dos Jogos Olímpicos 2016)
“Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6.20b).
Todos/as sabemos que a prática de algum esporte, assim como os exercícios físicos estão relacionados hoje à boa saúde e à boa forma também, talvez muito mais do que se pensava nos tempos bíblicos. A observação do apóstolo Paulo é uma evidência disso: “o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida...” (1 Timóteo 4.8). Isso não quer dizer que Paulo condenasse os esportes ou os exercícios físicos, e sim que o apóstolo mantém as prioridades corretas, digamos assim, ao dizer que a piedade tem maior valor que o esporte no que tange a primazia.
O ambiente esportivo de Corinto levou o apóstolo a comparar a vida do cristão a do atleta, pelo menos é possível que ele pensasse que eles entenderiam melhor a sua mensagem (cf. 1 Coríntios 9.23-27). Quando Paulo aconselha ao jovem Timóteo é ainda mais evidente: “Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas” (2 Timóteo 2.5). Ora, entrar num jogo sem conhecer as regras é derrota certa. Por isso, as regras dos jogos são tão imprescindíveis nos torneios, assim como ao competidor.
De alguma forma, podemos dizer que Paulo estava muito atento à agenda esportiva ou aos torneios olímpicos de sua época, pelo fato de falar sobre disciplina, regras e cuidados com o corpo físico (cf. 1 Coríntios 6.19-20; 1 Coríntios 9.25; Efésios 5.29), entre outros fatores indispensáveis à vida do cristão, assim como a do atleta. Vemos, pelo menos, em síntese, pelo ângulo das regras, o quanto são importantes os cuidados com o corpo, jogar conhecendo as regras, assim como é importante as disciplinas espirituais para a vida cristã.
Pensamento para o dia (ou para a semana): "Um atleta precisa se dominar assim como conhecer suas capacidades, elevando os seus limites sem burlar as regras; da mesma forma o cristão."
Rev. Gercymar Wellington Lima e Silva
(Meditação publicada no Cenáculo Olímpiada 2016)
--