Uma acolhedora e afetuosa comunidade de fé
As regras dos jogos e as disciplinas espirituais

As regras dos jogos e as disciplinas espirituais

(A propósito dos Jogos Olímpicos 2016)

 

“Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6.20b).

 

Todos/as sabemos que a prática de algum esporte, assim como os exercícios físicos estão relacionados hoje à boa saúde e à boa forma também, talvez muito mais do que se pensava nos tempos bíblicos. A observação do apóstolo Paulo é uma evidência disso: “o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida...” (1 Timóteo 4.8). Isso não quer dizer que Paulo condenasse os esportes ou os exercícios físicos, e sim que o apóstolo mantém as prioridades corretas, digamos assim, ao dizer que a piedade tem maior valor que o esporte no que tange a primazia.

 

O ambiente esportivo de Corinto levou o apóstolo a comparar a vida do cristão a do atleta, pelo menos é possível que ele pensasse que eles entenderiam melhor a sua mensagem (cf. 1 Coríntios 9.23-27). Quando Paulo aconselha ao jovem Timóteo é ainda mais evidente: “Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas” (2 Timóteo 2.5). Ora, entrar num jogo sem conhecer as regras é derrota certa. Por isso, as regras dos jogos são tão imprescindíveis nos torneios, assim como ao competidor.

 

De alguma forma, podemos dizer que Paulo estava muito atento à agenda esportiva ou aos torneios olímpicos de sua época, pelo fato de falar sobre disciplina, regras e cuidados com o corpo físico (cf. 1 Coríntios 6.19-20; 1 Coríntios 9.25; Efésios 5.29), entre outros fatores indispensáveis à vida do cristão, assim como a do atleta. Vemos, pelo menos, em síntese, pelo ângulo das regras, o quanto são importantes os cuidados com o corpo, jogar conhecendo as regras, assim como é importante as disciplinas espirituais para a vida cristã.

 

Pensamento para o dia (ou para a semana): "Um atleta precisa se dominar assim como conhecer suas capacidades, elevando os seus limites sem burlar as regras; da mesma forma o cristão."

 

Rev. Gercymar Wellington Lima e Silva

(Meditação publicada no Cenáculo Olímpiada 2016)

 

-- 

Gercymar Wellington Lima e Silva

"Os homens que tentam fazer algo e falham são infinitamente melhores do que aqueles que tentam fazer nada e conseguem" (Lloyd Jones). A Graça seja com todos os que amam sinceramente a nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 6.24).
R. da Bahia, 2066 - Lourdes
Belo Horizonte - MG
(31) 3275-2283 / (31) 92002-2870
desenvolvido por SITEFOX