Uma acolhedora e afetuosa comunidade de fé
CORREI DE TAL MANEIRA...

CORREI DE TAL MANEIRA...

(A propósito dos Jogos Olímpicos 2016)

         

“Correi de tal maneira que o alcanceis.” (1 Coríntios 9.24c)

 

O atletismo é, certamente, uma das mais antigas formas esportivas, tendo nascido junto com os primeiros jogos olímpicos, sendo criado pelos gregos por volta de 776 a.C. Não temos a pretensão de esgotar o tema, mas para compreensão simples e imediata, temos no atletismo um conjunto de práticas esportivas que reúnem corridas, saltos e lançamentos que, por sua vez, apresentam várias subdivisões. Uma das modalidades que mais chama a atenção nos últimos tempos é a que projetou os velocistas, como Usain Bolt.

Que não nos esqueçamos de muitos outros atletas, mas Usain Bolt, o maior velocista jamaicano, é também o maior campeão olímpico e mundial; além de recordista mundial, Bolt “tem roubado a cena”, especialmente devido a forma como comemora cada conquista – projetando-se como quem está sendo lançado como uma flecha. Não é por acaso ainda que é considerado o maior velocista de todos os tempos, alcançando marcas antes inimagináveis, sagrando-se como multicampeão.

Quando o apóstolo Paulo escreve sobre a corrida nos estádios, em 1 Coríntios 9.24, ele tem uma imagem sobre uma vida de disciplina e treinamento construída nitidamente em sua mente. Ao nos fazer pensar na performance de um campeão, ele usa da argumentação retórica: “Não sabeis vós que todos os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio?” – Como é uma pergunta retórica, a resposta vem em seguida: "Correi de tal maneira..." Mas, o prêmio pelo qual o apóstolo nos incentiva a correr não é de um metal nobre, nem mesmo uma medalha, e sim pela salvação em Cristo, por isso ele nos incentiva a correr de modo que alcancemos o índice necessário para a aprovação – [Assim, ele diz: “Correi de tal maneira que o alcanceis"].  Na perspectiva da escolha individual, a salvação é algo que cada um de nós tem que alcançar, embora só alcançaremos auxiliados pela Graça de Deus.

 

Rev. Gercymar Wellington Lima e Silva

(Meditação publicada no Cenáculo Olimpíada 2016)

 

-- 

Gercymar Wellington Lima e Silva

"Os homens que tentam fazer algo e falham são infinitamente melhores do que aqueles que tentam fazer nada e conseguem" (Lloyd Jones). A Graça seja com todos os que amam sinceramente a nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 6.24).
R. da Bahia, 2066 - Lourdes
Belo Horizonte - MG
(31) 3275-2283 / (31) 92002-2870
desenvolvido por SITEFOX